Bairro

Bairro, slider fevereiro, 2017

OBRA DE RECUPERAÇÃO NA PRAINHA

Foi finalizada a obra de recuperação do reservatório de captação de água natural do Parque Natural da Prainha. Para comemorar, a Asap (Associação de Surfistas e Amigos da Prainha) recebeu o vereador Marcello Siciliano, que se empenhou na causa. Após a obra, dois banheiros do parque voltaram a funcionar.

bairro_janfev_2017_06bairro_janfev_2017_07

bairro_janfev_2017_08

 

PALESTRA NA CCBT

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca organizou uma palestra sobre soluções energéticas sustentáveis para economizar energia nos condomínios. Segundo representantes da Gás Fenosa, há equipamentos e soluções para os condomínios que buscam o uso eficiente da energia. Uma das alternativas é a cogeração, por meio da qual os gases do gerador que seriam descartados na natureza são aproveitados em um sistema de geração de energia elétrica, para produzir água quente, por exemplo. Desta maneira, a piscina de um condomínio poderia ser aquecida sem custo extra. Outra alternativa é o uso dos painéis solares, os geradores a gás e as lâmpadas de LED, que podem oferecer uma economia de até 70% na iluminação elétrica.

bairro_janfev_2017_03

bairro_janfev_2017_04

 

GIGOGAS INFESTAM A REGIÃO

Não é de hoje que a proliferaçao das gigogas nos canais e lagoas do Recreio é um problema para moradores e visitantes do bairro. Em documento encaminhado à Fundação Rio-Águas, o vereador Carlo Caiado cobra ações neste sentido. Segundo ele, é preciso que a entidade realize os trâmites necessários que visem à manutenção e permanência dos serviços de dragagem e retirada das gigogas, conforme ocorreu ano passado no Canal das Tachas, em parte da Lagoa de Marapendi, na Lagoinha do Parque Municipal Chico Mendes e no Canal do Rio Morto. Ainda segundo o vereador, a ampliação do número de gigogas no espelho d’água destes corpos hídricos tem provocado proliferação desenfreada de mosquitos na região, trazendo enormes desconfortos aos moradores.

Caiado também cobrou da secretaria municipal de Transportes a conclusão da segunda fase das obras da ciclovia na Estrada do Rio Morto, que liga o Recreio a Vargem Grande.

 

AÇÕES PARA PROMOVER O DESTINO RIO

Representantes da Riotur, da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), da Secretaria Especial de Ordem Pública, da Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista e da Guarda Municipal apresentaram, em janeiro, ações integradas para promover o destino Rio.

– Vivemos um momento único como cidade-sede do maior evento esportivo do planeta. Após receber uma Olímpiada, é natural que haja um esvaziamento de turistas na cidade, a chamada ressaca olímpica. Para manter o fluxo de visitantes, é necessário estabelecer um calendário de eventos robusto e investir no trabalho integrado de promoção do destino, com todos os órgãos envolvidos no segmento turístico – disse o empresário Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e da Rio CVB.

Marcelo Alves, novo presidente da Riotur, destacou a importância de promover o Rio para brasileiros e estrangeiros:

– O Rio precisa ser visto como o protagonista, dentro do cenário turístico mundial. Turismo é a nossa vocação. Precisamos trabalhar para transformar o Rio na cidade mais visitada do mundo. Devemos lembrar, também, que o turismo gera divisas, e aplicar neste setor é investir na recuperação da nossa economia.

 

SUBSTITUIÇÃO NA AMAVAG

No início de janeiro, houve mudança entre os membros da Amavag (Associação dos Moradores e Amigos de Vargem Grande). Angela Ormond foi substituída por Jorge Bernardo.

 

DETRAN INAUGURA OUTRO POSTO NA BARRA

A Barra ganhou mais uma unidade do Detran. Desde o fim de dezembro, o shopping Downtown, no bloco 11-A, oferece serviços de identificação civil e registro de veículos. Segundo o órgão, o novo espaço poderá atender a 260 clientes por dia, para emissão de carteiras de identidade e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) de carros zero quilômetro. O agendamento para os serviços pode ser feito pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones 3460-4040 e 3460-4041.

bairro_janfev_2017_05

 

VIA OLÍMPICA E MURO DOS CAMPEÕES INAUGURADOS

Em uma de suas últimas ações à frente da prefeitura, Eduardo Paes inaugurou a área de lazer ao longo da Via Olímpica e o muro dos campeões, ambos no Parque Olímpico da Barra. Na solenidade, que contou com a presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, também foi anunciada a transferência da gestão das arenas esportivas do Parque Olímpico para o Governo Federal.

O calçadão ao redor do Parque Olímpico foi arborizado e ganhou jardins, quadras poliesportivas, campo de grama sintética, equipamentos de ginástica para adultos, Academia da Terceira Idade (ATI), pista de skate e um parque infantil.

bairro_janfev_2017_01

bairro_janfev_2017_02

 

CAMPANHA PRAIA LIMPA CHEGA À REGIÃO

Lançada em 2013, pela Comlurb, a campanha Praia Limpa chegou à Barra e ao Recreio. O objetivo é incentivar as pessoas a fotografar, compartilhar e participar, por meio de atitudes corretas, da manutenção da limpeza, que é uma responsabilidade da Comlurb com a população. Durante todo o verão, a operação conta, nas praias cariocas, com 620 garis e 3.000 lixeiras.