Roteiros de verão

Bairro fevereiro, 2017

Longe do caos urbano

Viver em um dos lugares mais bonitos do mundo é um presente para qualquer carioca, mas a agitação da cidade grande – com engarrafamentos –, a barulheira do trânsito e a rotina corrida exigem momentos de sossego.
Se você não pode sair do Rio para passar fins de semana sabáticos em alguma cidade do interior, saiba que há locais por aqui mesmo em que é possível aproveitar o clima do campo e renovar as energias com muito verde e passeios a cavalo. Para quem preferir se dedicar ao esporte, as escolas de equitação têm programas para pessoas de todas as idades.

E tem mais: indicado para todas as idades, o esporte ajuda a melhorar o equilíbrio, a postura, emagrece e é um excelente remédio contra depressão, hiperatividade e estresse.

Considerado um esporte de elite, é visto por muitos como um desfile da alta sociedade em seus belos e caríssimos cavalos. Mas, diferentemente do que muita gente pensa, é capaz de encantar e surpreender.

Além de desenvolver o enrijecimento muscular, o hipismo queima calorias, trabalha todos os músculos do corpo, melhora o sistema cardiovascular e respiratório, exercita a coordenação motora, estimula a concentração, corrige a postura, desenvolve a rapidez de reflexos e trabalha o equilíbrio.

Rodeado pelas florestas e montanhas do Parque Estadual da Pedra Branca e pela fauna e flora da Mata Atlântica, o Pégasus Escola de Equitação está localizado num espaço de 250 mil metros quadrados de área verde, em Vargem Grande, e atende a pessoas de todas as idades e gostos, com modalidades do Hipismo Clássico (salto e adestramento) e do Hipismo Rural (rédeas, baliza e tambor).
As aulas podem ser feitas por alunos a partir de sete anos de idade, e a capacidade máxima por turma é de seis pessoas. O espaço tem um picadeiro exclusivo da escola, professores especializados, bilíngues, e animais treinados exclusivamente para as turmas. Nas aulas, o aluno aprende os primeiros comandos, desde o contato inicial com o animal até atingir o nível para disputas de torneios. Tudo isso incluindo o conhecimento no manejo, trato e rotina dos animais nas cocheiras.

E os ensinamentos não param por aí. Na lida com os animais, é possível aprender também sobre sua anatomia, seu aparelho digestivo e seus hábitos alimentares. Ficar ciente, por exemplo, de que uma alimentação incorreta ou modificações bruscas na dieta do cavalo podem levar a graves complicações é uma das informações que todos precisam saber. “Aprender as noções de cuidados com os animais estimula o sentido do companheirismo, do trabalho em equipe, além do carinho, amor e respeito por eles”, ressalta Alejandra Fernandez, diretora técnica responsável pela Escola.

Avaliada como uma atividade completa, que trata corpo, mente e espírito, praticar hipismo garante muitos benefícios. “Os movimentos trabalham toda a musculatura do corpo, auxiliam na postura e desenvolvem o equilíbrio. Dominar um animal tão grande e forte dá autoconfiança, ajudando a superar os desafios da vida e aumentar a autoestima. Se forem feitas regularmente, as aulas ajudam a diminuir a ansiedade e a melhorar quadros de depressão, sem falar nas pessoas com hiperatividade, que têm a possibilidade de descarregar toda sua energia extra”, esclarece Alejandra. Outro grande detalhe é que, com uma hora de prática, se vão 200 calorias.

Para fazer as aulas, não é preciso possuir um cavalo. No Pégasus Escola de Equitação há dez animais disponíveis para os treinos, além de pôneis para as crianças pequenas. Cada aula dura 50 minutos, e a escola funciona de terça a domingo, em diversos horários.
Para chegar, também é bem simples. Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, fica junto às praias do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, com localização privilegiada, a apenas alguns minutos do Rio Centro, Cidade do Rock, Arena HSBC e instalações das Olimpíadas de 2016.
O Pégasus fica na Estrada dos Bandeirantes 24.845, e o telefone para mais informações sobre a escola é (21) 96488-5131. Vale ressaltar que o Pégasus Escola de Equitação trabalha com iniciantes e também com atletas experientes, que buscam aperfeiçoar suas técnicas e melhorar seus resultados. “Para quem nunca praticou e quer conhecer, a primeira aula é grátis”, convida Alejandra Fernandez.

extra_janfev_2017_03    extra_janfev_2017_01    extra_janfev_2017_02

 extra_janfev_2017_04

extra_janfev_2017_05